Viva Mais

Caminhar reduz o risco de doenças no coração

Você pratica caminhadas? Além de ajudar a manter o peso, caminhar estimula o batimento cardíaco e, por isso, é considerada a melhor atividade física para quem quer prevenir doenças cardiovasculares. 

Se você caminhar uma hora por dia, sua pressão arterial irá ficar mais baixa. “No decorrer do tempo, a pressão diastólica vai dilatando os vasos e isso é altamente benéfico, pois o coração trabalha com menos resistência, relaxa a tensão das artérias”, aponta o cardiologista Carlos Alberto Pastore, diretor do Serviço de Eletrocardiografia do Incor.

Os benefícios desta atividade também influenciam na mente e corpo, dando mais energia e garantindo um sono tranquilo à noite. Inclusive, controla a taxa de triglicérides, um tipo de gordura que se acumula no sangue.

A prática diminui em 9,3% o risco de desenvolver uma doença coronariana e as chances de uma pessoa que caminha com frequência apresentar colesterol alto diminui em 4,3% e cai em 7,2% o risco de sofrer de hipertensão, de acordo com a Associação Americana do Coração.

Fonte: Coração & Vida

/MaisSaudeCard

/MaisSaudeAMI

/MaisSaudeAMI